Blog do MAZEzito

O Acampamento do 65º aniversário do Agrupamento 558 de Pedome com o lema “Encontro de Povos” teve lugar nos dias 24 e 25 de março, na quinta da Venda Nova, nesta freguesia.
Logo pela manhazinha do dia 24 de março, os escuteiros vindos s núcleos de Famalicão, Guimarães e Póvoa de Lanhoso, foram chegando ao espaço da (re)união ainda ensonados, mas com aquele brilho nos olhos de quem espera viver grandes aventuras.
A manhã foi preenchida com os reencontros de sempre e a montagem dos respetivos campos. A azáfama era grande e a descoberta de novas situações era constante. A entreajuda era evidente no socorro daqueles que se esqueceram de alguma coisa.
Pelas 13.30h foi a concentração na arena para dar início à cerimónia oficial de abertura do acampamento. Esta cerimónia contou com a presença do Assistente do Agrupamento P.e Vitor Rodrigo, do chefe de Agrupamento Hermenegildo Almeida e do Chefe de Núcleo Valdemar Magalhães, que deram as boas vindas e os parabéns aos 1080 escuteiros de 40 agrupamentos e com votos de boa-caça foram exortados a que jogassem o jogo e que se divertissem.
Depois de hasteada a bandeira nacional e cantado o hino partiram a toda a pressa para as atividades, munidos dos respetivos mapas e guiões, os lobitos para o mundo dos Índios, os exploradores para a Idade dos Impérios, os Pioneiros na preparação dos habitantes de Podamim para o cerco de Olisipo e os caminheiros no contato com os idosos da comunidade reconstruindo as suas histórias de vida.
Pelas 21 horas deu-se início ao Fogo de Conselho. Os escuteiros, pais e amigos encheram completam ente o recinto que animados pelo dirigente Luís Monteiro representaram, cantaram, dançaram e mostraram as suas habilidades, numa sessão repleta de luz e cor.
Pelas 23 horas iniciamos a festa escutista com a atuação da banda Rosa Mate que tem na sua origem elementos oriundos do C.N.E. e da A.G.P e que fizeram questão de estar presentes. Esta festa terminou com uma sessão de fogo-de-artifício.
Enquanto os mais novos se preparavam para o recolher os caminheiros dirigiam-se até às instalações da Escola de Pedome onde com a orientação do P.e Leonel Claro, dos Combonianos, debateram questões relacionadas com a opção vocacional.
No dia 25, após a alvorada, todos procederam à arrumação dos campos, sempre com o sentido de deixar o espaço melhor do que o encontraram.
Pelas 10.30 deu-se início ao desfile em direção à igreja paroquial para a celebração da eucaristia, o espaço fez-se pequeno não conseguindo albergar todos os escuteiros.
Regressados ao campo foi tempo de dar início à cerimónia de encerramento. O Chefe Nacional Carlos Alberto deu os parabéns ao agrupamento e a todos os escuteiros por esta efeméride e pela forma como tudo decorreu. Em representação da Câmara Municipal de Vila nova de Famalicão usou da palavra o sr. Eng. Fernando Pereira dando um incentivo a todos os escuteiros realçando a importância que o C.N.E. tem para a sociedade na sua ação de formar e educar jovens responsáveis. Depois foi o momento da entrega das lembranças, dos prémios, dos certificados e de despedidas com um até breve.

(Clique na imagem para ampliar)

 

Facebook 558-Pedome

http://www.facebook.com/558pedome

Leave a Reply

Este Blog é da autoria do MAZE. Tema criado de raiz por MAZE.
Copyright © Blog do MAZEzito. All rights reserved.