Blog do MAZEzito




Breve introdução da História de Pedome

Segundo consta nos registos históricos de Península Ibérica, a freguesia de Pedome já surge citada em documentos do período em que os Mouros dominavam a parte que actualmente corresponde a Portugal. De facto, uma carta datada de 1033 já faz referência à povoação de Pedomen, pelo que esta localidade é anterior à fundação da própria nacionalidade. Além desta documentação escrita do século XI, as referências a Pedome também avultam em vários documentos até ao século XVI, embora sejam diferentes as designações que lhe são atribuídas. Na verdade, denominações como Podami, Pedami, Padami, Pedome, Podome e Pondomi são aplicadas, a esta região do extremo Leste do Concelho de Vila Nova de Famalicão, com alguma frequência. Também num documento datado do século XVI um dos cónegos da congregação de S. João Evangelista, do Porto, o Reitor de Santo Eloy, apresentava a quantia de 100$000 reis como rendimento do vigário de Pedome. Até 1835 a freguesia de Pedome é apresentada como pertencente ao julgado de Vermoim, Termo de Barcelos, tendo depois passado a fazer parte do concelho de Vila Nova de Famalicão. Em finais do século XIX, o papel desta freguesia na industrialização do Médio Ave foi marcante, pois possuía seis entidades fabris, o que correspondia a 22,2% dos estabelecimentos do concelho. Nos alvores do século XX, esta era uma aldeia rural dependente sobretudo da agricultura, mas seria com a égide dos têxteis nas décadas de 30 e 40 que a freguesia prosperaria.

(in:http://www.jf-pedome.pt)

Parque Lazer Calça Ferros

Um espaço que antes era uma antiga estação de captação e tratamento de águas de Calça-Ferros, está agora transformado num parque de lazer e de merendas e entretimentos para os miúdos. Espaço esse que durante o verão se realiza futebol praia que se tornou muito popular no local.
O Parque tem um som muito característico de uma pequena queda de água de estancamento do rio da antiga estação.
É local agradável para uma tarde em convívio e piquenique e também dar uns chutos na bola e os mais pequenos têm baloiços para se divertirem.
Mas com especial atenção o rio é bastante perigoso no local, e infelizmente ainda não é possível tomar banho devido a poluição que ainda se faz sentir no rio. Mas o rio melhorou muito nos últimos anos muito devido a falência de empresas, quem sabe um dia se poderá dar uns mergulhos em segurança.
Para se ter acesso ao local de carro tem de ser fazer por uma estrada estreita, estrada essa que era uma importante via romana.

Cache

É uma cache do tipo small com uma caneta e o logbook e os brindes tradicionais.
A cache não esta no rio, muito perigoso no local…
Tentem recolocar a cache da mesma forma que a encontraram, e verifiquem se a tampa esta bem fechada.
Desfrutem do local tirem fotos. Obrigado pela visita.








Leave a Reply

Este Blog é da autoria do MAZE. Tema criado de raiz por MAZE.
Copyright © Blog do MAZEzito. All rights reserved.